Asilo Poços de Caldas - MG



História da construção do asilo São Vicente de Paulo
            O Asilo São Vicente de Paulo é fruto de um sonho do Vigário da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Padre Serafim Augusto da Cruz e de um grupo de Senhoras, que formavam a Associação das Damas de Caridade, fundada em Outubro de 1914, e que desde a sua fundação acalantara a construção de um Asilo para acolher os pobres, que perambulavam pela cidade.
            Em Novembro de 1916, um dos membros da referida Associação, Senhora Agostinha de Barros Cobra, fez a doação de um terreno, para que fosse iniciado o sonhado prédio e em 20 de janeiro de 1917 foi lançada a pedra fundamental deste prédio, que num processo lento, porém, com animo, coragem e garra é um monumento histórico de Poços de Caldas, MG.
            A construção contou com o apoio da Prefeitura Municipal, do Bispo da Diocese de Guaxupé, MG, do governo do Estado, campanhas, quermesses, de contribuição das Damas de Caridade e o apoio da população da cidade, que viam com entusiasmo a referida construção.
            Em Maio de 1918, o primeiro pavilhão do prédio já quase concluído, teve a doação de mais um terreno para o aumento da construção, feito pelo Senhor Doutor Policarpo de Magalhães Viotti.
            Em Janeiro de 1921, as obras foram paralisadas por falta de recursos, porém logo recebeu a colaboração do poder público e foi dada continuidade a construção. Durante esse tempo, os pobres eram acolhidos e mantidos em casas para eles destinadas.
            Com muita luta e dificuldade chegou ao final da construção do prédio e foi inaugurado em 30 de Setembro de 1923, contando com a presença das Damas de Caridade, o Prefeito Municipal João Benedicto de Araújo, o Bispo da diocese D. Ranulfo da Silva Faria, o Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Padre Eduardo Batista, o Presidente do Conselho Deliberativo Municipal Doutor Alfredo Porto, além da população amiga e em especial os pobres, que eram assistidos pelas Damas de Caridade.
         Nos primeiros tempos, acolhia-se todo o tipo de pessoas carentes: criança, jovem, adulto, homens e mulheres. Em 1998, atendendo ao estatuto do idoso e tendo que adequar os espaços, houve necessidade de atualizar o estatuto e transformar o atendimento só para mulheres a partir dos 60 anos.
            Como fora no início, o Asilo se mantém com doações, um convênio com a Prefeitura Municipal, Eventos Beneficentes, contribuições das Damas de Caridade, que é a Mantedora da Entidade. É bom ressaltar, que além das Damas de Caridade, que são senhoras, há grupos que prestam serviços como voluntários como as Missionárias de Jesus Crucificado, Bravos da Alcoa Poços, médicos, cabeleireiros, motoristas, etc.
            Na trajetória de construção deste prédio, várias reformas de melhorias foram acontecendo, sempre com apoio de empresas parceiras como a Transtassi, Alcoa, Furnas, Curimbaba, Larshop. Casa de Negócios.
            Relembrando as palavras de Dom Helder Câmara que disse: “ Um sonho que se sonha só, é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto se torna uma realidade”, as Damas fundadoras são exemplo fiel de tal pensamentos. São elas:
°Elisa Lobato (presidente)
°Maria Luisa Ottoni
°Platiudes de Paiva (tesoureira)
°Rita Guimarães (secretária)
°Antonia Chaves (procuradora)
°Ana Junqueira Ferreira
°Maria Mourão
°Carmem Mourão
°Andréia Maria da Conceição
°Olívia Ribeiro
° Aldivena de Carvalho
°Luiza Nogueira Fazini
°Idalina de Andrade
°Ambrosina de Souza
°Josefa de Souza
°Mariana Oliveira
°Maria Nogueira de Carvalho
°Ursulina de Carvalho
°Tereza Buarque
°Laura Alves
°Isaura Barbosa


Estrutura

       Depois de inaugurado, melhorias foram sendo feitas ao longo da história. No princípio o nível de carência era muito grande, faltava todo e qualquer tipo de recurso. Hoje, o prédio conta com duas salas de atendimento, 1 salão de reuniões e de estudo, 1 espaço com  2 salas para oficinas de trabalhos artesanais, uma capela, uma sala de fisioterapia, 3 refeitórios, 1 espaço para o atendimento médico, 15 quartos, 1 dormitório comum com 28 leitos, 2 enfermarias com 4 leitos,18 sanitários sendo 8 com chuveiros, 2 varandas, 2 corredores com corre-mão ,1 enfermagem, 1 sala de esterilizar, 2 copas, 1 cozinha, 1 sala de troca para funcionários, 1 espaço de terapia ocupacional, 1 garagem, 1 sala de confeccionar fralda geriátrica, 1 lavanderia industrial, 1 salão de eventos, 1 horta que fornece verduras para o consumo da casa e 1 escritório.


Critérios para Acolhimento
           A primeira condição para uma idosa ser acolhida nesta casa de longa permanência, é ser de fato carente, em situação de risco e vulnerabilidade  social, não ser portadora de doenças infecto contagiosa, ter acima de 60 anos, não ser cadeirante, portadora de Alzheimer. Poderão até vir a ser portadora de tais deficiências, quando no caso a casa assume. A triagem é realizada pela Assistente social da Instituição, com o intuito de levantar informações a respeito de todas as solicitações de vagas. Logo após são agendadas visitas domiciliares, para verificação das informações fornecidas pelos solicitantes. Após o acolhimento é assinado um contrato de prestação de serviços, onde constam todas as cláusulas de responsabilidade do contratante perante a Instituição.
             A Instituição assume a acolhida dando-lhe toda e qualquer assistência. Procura também preservar os laços familiares das instituídas, incentivando para quem tenham liberdade de ir e vir, privando apenas os horários de refeições e descansos.

Corpo de Funcionários

            O asilo consta com a ajuda de uma médica, uma enfermeira padrão, cinco técnicas em enfermagem, uma psicóloga, uma nutricionista, uma assistente social, uma fisioterapeuta, oito cuidadoras, uma recepcionista, três cozinheiras, uma gerente administrativa, dois serviços gerais, duas faxineiras e uma lavadeira.

Manutenção da Instituição
            A manutenção da Instituição desde a sua fundação é feito através de doações de pessoas físicas ou jurídicas; campanhas, eventos beneficentes e convênio com a Prefeitura Municipal. A instituição conta com um corpo de voluntários e uma comunidade de religiosas Missionários de Jesus Crucificado. 


Eventos
            Durante todo o ano o Asilo São Vicente de Paulo realiza eventos com o intuito de arrecadar fundos, dentre esses eventos podemos citar os bazares que vendem em sua maioria artigos artesanais feitos pelas pessoas da cidade, bingos também são realizados, as prendas são todas doadas pelos voluntários. No mês de Junho, é realizada a tradicional Festa Junina, que é acolhida por toda a cidade. A prefeitura autoriza o fechamento da rua em que se encontra o asilo para a montagem das barraquinhas e para a apresentação da tradicional quadrilha.

 
Doações
Rua Rio Grande do Norte, 598, Centro
3721- 2150
Irmã Araci Bezerra